Segurança do Paciente em Serviços de Diálise - RedEMC.net Segurança do Paciente em Serviços de Diálise - RedEMC.net
Segurança do Paciente em Serviços de Diálise
Docentes
Participantes
Para participar no fórum semanal, por favor ingresse ao módulo correspondente.
Introdução
Objetivos
Programa
Equipe Docente
Requisitos de aprovação
Tutorial sobre o uso do campus
Netiqueta (Netiquette)

Módulos

  1. Atividades Iniciais

    Neste espaço, encontrará as boas-vindas ao curso, bem como o fórum de apresentação. Aproveite essa instância para conhecer o campus e apresentar-se aos colegas.
  2. Panorama da Segurança do Paciente

    Nesta semana os alunos terão a oportunidade de discutir sobre o Programa Nacional de Segurança do Paciente com ênfase na construção de uma Cultura de Segurança do Paciente e na atenção às obrigatoriedades legais contidas na Resolução nº 36/2013 (Núcleos de Segurança de Paciente, Planos locais de Segurança do Paciente e Sistema de Notificação dos incidentes). Além disso, conhecer a epidemiologia dos principais incidentes relacionados a diálise e como elaborar um mapa de riscos assistenciais para sua Unidade.
  3. Prevenção e Gerenciamiento de Riscos

    A Semana inicia com sugestões de como implementar os Protocolos e Metas de Segurança do Paciente: identificação do paciente, comunicação efetiva, segurança no uso de medicamentos, procedimento seguro, higiene de mãos, prevenção de quedas e lesão por pressão. Na sequencia, dicas para o gerenciamento dos incidentes de segurança, incluindo taxonomia, notificação, métodos de investigação e tratamento dos eventos serão apresentadas aos alunos. Encerramos a semana com uma aula que abordará as principais ferramentas de qualidade para uma gestão eficaz.
  4. Manejo de acesso vascular e Hepatites

    A prevenção de complicações relacionadas ao manejo dos acessos vasculares, tanto central quanto fístula, será um dos temas desta semana, além do desafio de manejo clínico dos pacientes portadores de Hepatites B e C.
  5. Tratamento da água e Diálise Peritoneal

    Módulo que evidencia a importância do tratamento da água para uma diálise segura, passo a passo do sistema.. A água é um elemento fundamental para uma diálise segura. Abordará cuidados com colocação de cateter, manutenção e medidas preventivas de infecção.
  6. Imunizações e Gerenciamento de Indicadores

    Neste módulo serão apresentados os indicadores clínicos e gerenciais. São fundamentais para avaliar metas pré estabelecidas. Abordagem de vacinação ao renal crônico em diálise,. A vacinação é um procedimento de suma importância para complementar riscos de doenças ao paciente renal crônico, considerado paciente inflamado.
  7. Acreditação e Plano de Segurança do Paciente

    Nos dias atuais a busca por um tipo de acreditação tem sido a meta de instituições, que visa oferecimento de qualidade. Serão abordados passos e dificuldades para acreditação, olhar de um serviço acreditado.
  8. Atividades finais

    Neste espaço, haverá a despedida do curso, um compromisso de mudança, assim como o fórum de despedida.

Comentários gerais do curso "Segurança do Paciente em Serviços de Diálise"

Os comentários estão fechados.