A partir do início do curso, no dia 7 de março, os conteúdos de cada novo Módulo serão habilitados todas as quintas-feiras.
Introdução
Atividade educacional de acesso gratuito organizada pela EviMed em associação com a Cleveland Clinic (Estados Unidos), o programa Proqualis da Fundação Fiocruz (Brasil), a SOBRASP (Brasil), o IBDPAC (Brasil) e Hospital Italiano de Buenos Aires (Argentina), para os meses de março a maio de 2024.
O objetivo geral é transferir o conhecimento existente sobre o cuidado centrado no paciente e como melhorar sua experiência, adaptado às reais necessidades e configurações institucionais no Brasil.
Direcionado a Diretores Técnicos (médicos), Chefes de Departamento de diferentes especialidades, Enfermeiros chefes de diversas especialidades, Membros de comitês de Qualidade e Segurança, Administradores hospitalares.
Direção Académica: Dr. Victor Grabois (Brasil), Dra. Aline Albuquerque (Brasil), Dra. Silvia Pérez Protto (Estados Unidos), Dr. Matthew Miller (Estados Unidos), Dr. Gastón Perman (Argentina).
Esta atividade reúne especialistas internacionais de destaque em diversas áreas temáticas, com uma abordagem inovadora e atualizada. É uma excelente oportunidade para continuar sua formação e trocar conhecimento e opiniões com colegas de toda a região.
Será ministrado pela Internet durante dois meses, com um grande componente interativo e materiais especificamente projetados para este curso. Incluiremos palestras de especialistas renomados da região, referências na área; estudos de caso e atividades individuais e em grupo.
Duração: 07 de março a 02 de maio 2024
Carga horária: 30 horas de estudo.
Dedicação esperada: mínimo 4 horas semanais, tempo livre administrado pelo participante.
Sucesso!
Objetivos
Objetivo geral do curso:
- Transferir o conhecimento existente sobre o cuidado centrado no paciente e como melhorar sua experiência, adaptado às reais necessidades e configurações institucionais no Brasil.
Objetivos específicos:
- Compreender a importância do cuidado centrado no paciente e a experiência do paciente no sistema de saúde brasileiro.
- Reconhecer a importância das estratégias de cima para baixo e de baixo para cima na criação de uma cultura de cuidado centrado no paciente.
- Ser capaz de identificar oportunidades para implementar iniciativas de qualidade e de segurança no contexto do trabalho do participante.
- Conhecer elementos básicos para melhorar a comunicação entre a equipe de saúde e o paciente e sua família.
- Compreender como diferentes ferramentas e tecnologias podem ser usadas para melhorar o cuidado centrado no paciente.
- Conhecer diferentes elementos de coordenação e de gestão de cuidado de saúde de grupos vulneráveis.
Finalizado o programa, você será capaz de:
- Capacitar as equipes institucionais em atitudes, conhecimentos e habilidades relacionadas ao cuidado centrado no paciente, com base nas lacunas detectadas na prática.
- Melhorar o cuidado centrado no paciente nas instituições participantes através de uma comunidade online de prática e/ou orientação institucional.
- Desenvolver um plano para incluir o cuidado centrado no paciente na instituição participante. Isso permitirá que as equipes institucionais reflitam sobre os principais componentes necessários para implementar as mudanças que consideram necessárias em sua instituição, ao mesmo tempo em que aprimoram a competência da equipe no assunto.
Webinar Desafios e estratégias para o cuidado centrado no paciente: experiências internacionais
Equipe Docente
Dr. Victor Grabois - COORDENADOR
Médico sanitarista. Mestre e PhD em Saúde Pública. Autor de livros/capítulos de livros/artigos científicos e material didático sobre Qualidade e Segurança do Paciente, Gestão da Clínica e Gestão Hospitalar; Presidente da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado-SOBRASP; Coordenador Executivo do Proqualis/Icict/Fiocruz; Docente da Ensp/Fiocruz; Palestrante, Conferencista e Mentor sobre Qualidade e Segurança do Paciente
Dr. Aline Albuquerque - COORDENADOR
Diretora da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente. Pesquisadora Visitante no Programa de Empatia da Universidade de Oxford. Pesquisadora Visitante na Escola de Política e Gestão de Saúde da Universidade de Erasmus. Pós-Doutorado na Universidade de Essex. Doutora em Ciências da Saúde pela UnB/Universidade de Zurique. Professora da Pós-Graduação em Bioética da Universidade de Brasília. Advogada da União. Diretora do Instituto Brasileiro de Direito do Paciente. Coordenadora-Geral do Observatório de Direitos dos Pacientes do Programa de Pós-Graduação em Bioética da UnB. Coordenadora da Especialização de Direito do Paciente do Instituto Carlos Chagas. Autora de livros: Empatia no Cuidados em Saúde: comunicação e ética na prática clínica; Manual de Direito do Paciente e Direitos Humanos dos Pacientes e outros.
Dr. Matthew Miller - COORDENADOR
Vice-chefe de qualidade da Cleveland Clinic. Licenciado em Medicina Interna e Informática Clínica, exerce funções na especialidade de Medicina Hospitalar. Formado em Gestão de Sistemas de Saúde pela DeSales University. Ex-vice-chefe de qualidade e chefe de segurança do paciente, bem como vice-presidente sênior e chefe de informações de saúde da Lehigh Valley Health Network (LVHN). Membro de vários comitês nacionais de qualidade e tecnologia da informação.
Dra. Silvia Pérez Protto - COORDENADOR
Anestesiologista e intensivista natural do Uruguai. Trabalhou como intensivista e coordenadora de transplantes no Uruguai, realizando mais de 100 entrevistas de doação de órgãos. Atualmente, é Professora Associada de Anestesiologia na Cleveland Clinic Lerner College of Medicine, Diretora Assistente da Unidade de Terapia Intensiva Cirúrgica, onde atua como Anestesiologista-Intensivista, e Diretora Médica do Centro de Tratamento de Fim da Vida no Escritório de Qualidade , Segurança e Experiência do Paciente na Cleveland Clinic. Estados Unidos.
Dr. Gastón Perman - COORDENADOR
Diretor do Departamento de Saúde Pública. Hospital Italiano Instituto Universitário de Buenos Aires. Chefe de Programas Médicos e Integração Sócio-Saúde do Hospital Italiano de Buenos Aires. Argentina.
EQUIPE DOCENTE
Instituições Apoiadoras
Requisitos de aprovação
Atividade obrigatória M1: Criação de uma rede profissional
Atividade obrigatória M2: Caso problema
Atividade obrigatória M3: Caso problema
Atividade obrigatória M4: Caso problema
Atividade obrigatória M5: Caso problema
Atividade obrigatória M6: Caso problema e Entrega de resumo do Projeto em grupo
Atividade obrigatória M7: Caso problema
Atividade obrigatória M8: Criação Compromisso do mudança
Para obter o certificado de aprovação do curso, você deve ter concluído 5 das 8 atividades obrigatórias e entregar o projeto em grupo. Para obtenção de certificado de participação 1 das 8 atividades.
Aqueles que cumprirem estes requisitos dentro do prazo estipulado obterão um certificado de aprovação indicando a carga horária, emitido pela organização do curso.
Aqueles que cumprirem alguns requisitos, mas não todos, obterão um certificado de participação emitido pela organização do curso.
Depois de cumprir os requisitos de aprovação estabelecidos e identificados como tal no campus, você pode solicitar sua certificação durante as "Atividades Finais" na seção 'Módulos' localizado à direita da página de cada módulo, desde que habilitado de acordo para o seu progresso educacional.
Por favor revise e modifique, caso necessário- o nombe que aparece em seu perfil de usuário, já que o mesmo será utilizado para a confecção dos certificados. Una vez solicitado, seu certificado será enviado por e-mail com um link para download.
ATENÇÃO: Você terá apenas duas tentativas para corrigir o nome e o sobrenome em seu certificado. Uma vez solicitado, você pode baixá-lo quantas vezes for necessário em seu e-mail ou em seu perfil neste campus virtual.
Regras básicas de comportamento na rede
- Nunca esqueça que a pessoa que lê a mensagem é humana, com sentimentos que podem ser feridos.
- Adote os mesmos padrões de comportamento online que você segue na vida real.
- Digitar em letras maiúsculas é considerado gritar e dificulta a leitura.
- Respeite o tempo e a largura de banda de outras pessoas.
- Mostre o seu lado bom enquanto estiver online.
- Compartilhe seu conhecimento com a comunidade.
- Ajude a manter as discussões saudáveis e educativas.
- Respeite terceiros, fazer um grupo contra uma pessoa é errado.
- Não abuse do seu poder.
- Perdoe os erros dos outros.
Comentários gerais do curso "Cuidado centrado no paciente para instituições de saúde"