Acesse os módulos ao final da página.
Acesse os módulos ao final da página.
Introdução
O curso Desafios no atendimento ao paciente crítico cardiovascular é organizado pela Rede de Educação Médica Continuada na Ibero-América (redEMC), com o Aval Científico da Sociedade Espanhola de Medicina Intensiva, Crítica e Unidades Coronarianas (SEMICYUC), do Conselho Mexicano de Medicina Crítica A.C., do Colégio Mexicano de Medicina Crítica (COMMEC) e da Sociedade Boliviana de Medicina Crítica e Terapia Intensiva (SBMCTI).
Dirigido a médicos intensivistas, cardiologistas, residentes de ambas as especialidades, enfermagem em cuidados intensivos e outros profissionais e técnicos que atendem pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Direção acadêmica a cargo do Dr. Luis Martín Villén, PhD. (Espanha) e do Dr. Rodrigo Gopar Nieto (México).
Assessor Científico: Dr. Álvaro Niggemeyer (Uruguai).
Objetivo do curso:
- Abordar o manejo das síndromes coronarianas agudas até a intervenção em arritmias e o suporte circulatório no choque cardiogênico.
- Atualizar o manejo das emergências cardiovasculares e dos cuidados intensivos.
- Aplicar as ferramentas e protocolos mais recentes disponíveis.
Carga horária com certificação: 30 horas de estudo.
Sucesso!
Modalidade
O curso será realizado online na Modalidade Flexível por meio da plataforma redEMC. Esta modalidade permite que o participante autogerencie seu curso de acordo com seu tempo e necessidades.
Oferece acesso livre, em espanhol, a todos os materiais e atividades práticas, que estruturam o aprendizado sob o formato de módulos temáticos. Cada participante poderá acessar o campus virtual do curso a qualquer momento, de qualquer lugar, e avançar no seu progresso educacional.
Poderá solicitar e baixar seu Certificado de Conclusão assim que cumprir os requisitos obrigatórios identificados como tal no campus. A certificação inclui link verificável e é emitida com o respaldo das instituições organizadoras e autoridades acadêmicas, detalhando a carga horária estimada de 40h.
Equipe Docente
(Diretor Acadêmico) Dr. Luis Martín Villén, PhD. Especialista em Medicina Intensiva da UTI do Hospital Universitário Virgen del Rocío de Sevilha. Doutor em Medicina pela Universidade de Sevilha. Coordenador do grupo de trabalho de cuidados intensivos cardiológicos e RCP da Sociedade Espanhola de Medicina Intensiva, Crítica e Unidades Coronarianas (SEMICYUC).
(Diretor Acadêmico) Dr. Rodrigo Gopar Nieto. Cardiologista clínico com especialização em cuidados coronarianos e emergências cardiovasculares pelo Instituto Nacional de Cardiologia "Ignacio Chávez", Cidade do México. Mestrado em Ciências Médicas pela UNAM, com menção honrosa. Docente do Instituto Nacional de Cardiologia “Ignacio Chávez", México. Membro do programa de pesquisa clínica do Canadian Vigour Center em Alberta, Canadá. Membro do Sistema Nacional de Pesquisadores, nível I.
(Assessor Científico) Dr. Álvaro Niggemeyer. Especialista em Cardiologia, Medicina Interna, Medicina Intensiva e Medicina de Emergência. Professor adjunto de Cardiologia do Centro Cardiovascular Universitário do Hospital de Clínicas - UDELAR. Presidente do Colégio Médico do Uruguai. Ex-presidente da Sociedade Uruguaia de Cardiologia. Membro da diretoria da Sociedade Sul-Americana de Cardiologia (SSC). FACC Governador do capítulo uruguaio do ACC.
Dr. Pablo Jorge Pérez. Especialista em Cardiologia e Cuidados Intensivos, Hospital Universitário de Canárias. Mestrado em Cuidados Cardíacos Agudos, Gestão de Unidades Clínicas e em Ecocardiografia Transesofágica. Certificação EACVI ESC em ecocardiografia transtorácica. Certificação Europeia em Cuidados Cardiovasculares Agudos. Pós-graduação em Trombose e Insuficiência Cardíaca Aguda. Instrutor em Suporte Básico e Avançado de Vida. Instrutor em simulação clínica avançada pelo Institute for Medical Simulation – Valdecilla – Massachusetts.
Dr. Luís Zapata Fenor. Especialista em Medicina Intensiva, Hospital Universitário de Santa Creu e Sant Pau. Membro fundador e coordenador do grupo de trabalho de ecocardiografia no paciente crítico da Sociedade Catalã de Medicina Intensiva e Crítica. Coordenador nacional do registro de insuficiência cardíaca na UTI da Sociedade Espanhola de Medicina Intensiva e Unidades Coronárias.
Dra. Virginia Fraile Gutiérrez. Médica intensivista do Hospital Universitário Río Hortega (Valladolid) e vice-secretária da diretoria da SEMICYUC. Avalia a situação atual das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) na Espanha.
Dr. Dahyr Olivas Medina. Especialista em Cardiologia, Eletrofisiologia Cardíaca/Dispositivos Eletrônicos Cardíacos Implantáveis. Unidade de Pesquisa Cardiovascular, Departamento de Cardiologia, Hospital Álvaro Cunqueiro, Vigo, Pontevedra, Espanha; Grupo de Pesquisa Cardiovascular, Instituto de Pesquisa em Saúde da Galícia Sul (IIS Galicia Sur), SERGAS-UVIGO, Vigo, Pontevedra, Espanha.
Dra. Celina Llanos Jorge. Especialista em Medicina Intensiva e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Complexo Hospitalar Universitário de Canárias, San Cristóbal de La Laguna (Tenerife), Espanha.
Dr. José Luis Pérez Vela. Especialista em Medicina Intensiva. Médico Adjunto em Medicina Intensiva, Hospital Universitário 12 de Octubre, Espanha.
Dra. Clara Hernández Caballero. Consultora em medicina de cuidados intensivos cardiotorácicos no Hospital Harefield, onde lidera a governança clínica, Royal Brompton & Harefield Hospital, Reino Unido.
Dr. Jaime Hernández Montfort, MPH MSc. Diretor do Programa de Doenças Cardíacas Avançadas, Recuperação e Substituição, Baylor Scott & White Health - Texas, EUA.
Dra. María Alexandra Arias Mendoza. Médica especialista em Cardiologia, Clínica do Centro Médico ABC. Vice-presidente da Sociedade Mexicana de Cardiologia (2024-2026).
Dr. José Luis Briseño De La Cruz. Especialista em Cardiologia Clínica, Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Especialista em Dor Torácica, Infarto Agudo do Miocárdio, Arritmias, Fibrilação Atrial, Hipertensão Arterial, Insuficiência Cardíaca e Risco Cardiovascular - Hospital Médica Sur, Cidade do México.
Dr. Diego Araiza Garaygordobil, PhD. FACC, FESC, Pesquisador SNI, MSc, PhD. Cardiologista do setor de Urgências e Unidade Coronária do Instituto Nacional de Cardiologia "Ignacio Chávez", Cidade do México.
Dr. Óscar Vázquez Díaz. Cardiologista, Eletrofisiologia Cardíaca. Especialista em Arritmias e Dispositivos de Estimulação, Hospital Angeles Metropolitano, México.
Dr. Alejandro Sierra González de Cossío. Especialista em Cardiologia. Fellow do Programa de Cuidados Coronários e Chefe dos Médicos Residentes, Instituto Nacional de Cardiologia “Ignacio Chávez”, Cidade do México.
Dr. Diego Neach De la Vega. Especialista em Cardiologia Clínica do Centro Médico ABC - México.
Requisitos para aprovação
Cada módulo contém uma atividade obrigatória. Para obter o certificado de conclusão do curso, é necessário ter cumprido 5 das 8 atividades obrigatórias.
Atividade obrigatória M1: Prova de autoavaliação Atividade obrigatória M2: Simulação clínica Atividade obrigatória M3: Simulação clínica Atividade obrigatória M4: Simulação clínica Atividade obrigatória M5: Simulação clínica Atividade obrigatória M6: Simulação clínica Atividade obrigatória M7: Simulação clínica Atividade obrigatória M8: Compromisso de mudança
Após completar os requisitos obrigatórios identificados no campus, você poderá solicitar seu certificado durante as "Atividades finais", na seção 'Módulos', que aparecerá à direita de cada módulo, desde que esteja habilitado conforme o seu progresso.
Por favor, revise — e corrija, se necessário — o nome que consta no seu perfil de usuário, pois ele será utilizado para emissão do certificado. Após solicitar o certificado, você receberá um e-mail com o link de download.
ATENÇÃO: Você terá apenas duas tentativas para corrigir seu nome e sobrenome no certificado. Uma vez solicitado, poderá baixá-lo quantas vezes desejar a partir do e-mail ou do seu perfil no campus virtual.