Cuidados com o idoso na atenção primária | Cursos Cuidados com o idoso na atenção primária – Cursos
Curso Online

Cuidados com o idoso na atenção primária

14 Março ao 02 Maio, 2017
Cuidados com o idoso na atenção primária
  • Organiza
Docentes
Participantes
Módulos
Horas
Entrar no curso
Para participar no fórum semanal, por favor ingresse à lição correspondente.
Introdução
Objetivos
Programa
Requisitos de aprovação
Atividade: criação da nossa rede profissional
Tutorial sobre o uso do campus
Netiqueta (Netiquette)
Equipe docente

Módulos

  1. Avaliação funcional e envelhecimento

    A avaliação funcional do idoso se baseia em uma abordagem integral do paciente com o objetivo de detectar problemas físicos, cognitivos e psicossociais e planejar estratégias de cuidado.
  2. Transtornos cognitivo-comportamentais

    A demência é uma síndrome cuja prevalência atinge entre 5% e 20% dos maiores de 65 anos e é caracterizada pela deterioração progressiva das funções intelectuais, acompanhada por uma declinação na habilidade para realizar as atividades do dia-a-dia e por transtornos neuropsiquiátricos e emocionais. Constitui um problema de saúde pública de grande porte, um perigo potencial para a qualidade de vida dos idosos e uma tragédia para suas famílias.
  3. Transtornos de humor

    Os transtornos do humor representam um número grande de consultas na atenção primária da saúde. A depressão é um dos transtornos mais comuns. A prevalência de depressão aumenta com a idade, chegando aos 10% em maiores de 65 anos e 20% em maiores de 80 anos, e estima-se que 15% dos pacientes com depressão se suicidam. Os pacientes deprimidos caracterizam-se por gerar uma alta demanda no sistema médico devido à grande quantidade de consultas que realizam por sintomas somáticos. Porém, é frequente observar a falta de reconhecimento da depressão, tanto por parte do médico quanto do paciente, como causa do padecimento, o que gera respostas inadequadas (análises de laboratório, medicação e consultas desnecessárias).
  4. Quedas no idoso

    A queda não é uma doença em si mesma, mas a expressão de múltiplas patologias, tanto crônicas quanto agudas, que podem atingir os pacientes mais velhos, junto com as mudanças que acontecem normalmente como consequência do envelhecimento.
  5. Outros problemas frequentes no idoso

    A incontinência urinária é um sintoma comum nos idosos, com um amplo leque de severidade. A incontinência pode influir no bem-estar físico, psicológico e social das pessoas atingidas, produzindo um impacto profundo nas famílias e cuidadores destas pessoas.
  6. Atividades finais

    Durante esta semana o convidamos para acessar as atividades finais: Compromisso de mudança, Pesquisa de satisfação e Fórum de despedida do curso.