Manejo de infecções associadas aos cuidados de saúde na era da multirresistência | Cursos Manejo de infecções associadas aos cuidados de saúde na era da multirresistência – Cursos
Curso Online

Manejo de infecções associadas aos cuidados de saúde na era da multirresistência

26 Julho ao 19 Setembro, 2023
Manejo de infecções associadas aos cuidados de saúde na era da multirresistência
  • Organiza
Docentes
Participantes
Programa
Horas
Entrar no curso
Introdução
Auspiciantes acadêmicos
Objetivo
Modalidade
Equipe Docente
Requisitos de aprovação
Regras básicas de comportamento na rede

Programa

  1. Atividades iniciais

    O módulo inicial é uma instância introdutória ao programa acadêmico do curso. Você tem a oportunidade de construir sua Rede Profissional. Esta semana oferece a possibilidade de se familiarizar com o campus virtual e conhecer as potencialidades autogerenciáveis ​​do seu perfil de usuário dentro desta plataforma, o que estimula a construção de uma comunidade de profissionais de saúde para a melhoria contínua. Apresente-se e troque com seus colegas. Convidamos você a enviar uma foto para o seu perfil e responder à primeira mensagem da equipe docente no Fórum de Apresentação. Nossa comunidade promove uma rede ativa para a educação continuada dos profissionais de saúde.
  2. Prevenção e tratamento das carbapenemases em Enterobacterales

    Esse módulo tem como objetivo atualizar as medidas voltadas à prevenção e detecção precoce de infecções por enterobactérias resistentes a carbapenêmicos, bem como descrever os tratamentos disponíveis para Enterobacterales produtoras de KPC, OXA e MBL.
  3. Desafios em bacilos Gram negativos multirresistentes (BGN)

    Esse módulo abordará a atualização dos tratamentos disponíveis para germes difíceis de tratar, tais como Pseudomonas spp. e Acinetobacter spp. Descreverá as características gerais das infecções causadas por bactérias portadoras de ESBL e AmpC como mecanismo de resistência, bem como a determinação de quais casos demandam a utilização de carbapenêmicos, tratamentos combinados ou outros antimicrobianos.
  4. Debates na era da resistência antimicrobiana

    Nesse módulo, você poderá acessar atividades que visam atualizar a evidência disponível sobre o uso adequado de glicopeptídeos em infeções por MRSA, bem como fornecer conceitos úteis que subsidiem o desenvolvimento de programas de otimização do uso adequado de antimicrobianos em unidades de cuidados críticos.
  5. Infecções difíceis de tratar causadas por microrganismos multirresistentes

    Esse módulo irá revisar dúvidas e dificuldades que surgem quanto ao tratamento de infecções de localização difícil de manejar. Será abordada a otimização da PK/PD de antimicrobianos para germes multirresistentes.
  6. Otimização do uso de antimicrobianos frente à RAM

    O objetivo desse módulo é revisar os aspectos farmacológicos dos antimicrobianos frequentemente usados na prática clínica, bem como a evidência disponível para uso de tratamentos encurtados nas infeções mais frequentes. Além disso, visa fornecer elementos úteis para a elaboração e implementação de programas de otimização do uso de antimicrobianos.
  7. Infecções por microrganismos multirresistentes (MMR) em pacientes imunocomprometidos

    Neste módulo será mostrada a utilidade dos escores para o tratamento de germes multirresistentes em hospedeiros imunocomprometidos e serão discutidas as evidências disponíveis em relação à necessidade do uso de tratamentos combinados para o manejo de infecções por bactérias resistentes em hospedeiros imunocomprometidos.
  8. Atividades finais

    Neste espaço, haverá a despedida do curso, um compromisso de mudança, assim como o fórum de despedida.