Introdução
O curso Multirresistência 2023: Manejo de infecções associadas aos cuidados de saúde na era da multirresistência é organizado pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) com a rede de educação médica continuada para a América Latina (redEMC) e gestão educacional da Evimed. Conta com Patrocínio Científico da Sociedade Espanhola de Doenças Infecciosas e Microbiologia Clínica (SEIMC ).
Direcionado a infectologistas, intensivistas, internistas, microbiologistas, bioquímicos, técnicos de laboratório, farmacêuticos, enfermeiros de controle de infecções e outros profissionais de saúde interessados nesses temas.
Nos últimos anos, vimos o desenvolvimento de novos antimicrobianos destinados a resolver o aumento crescente de microrganismos multirresistentes, facilitando assim o manejo das infeções associadas aos cuidados de saúde causadas por esses microrganismos. Nesse cenário, é necessária uma revisão das últimas informações bem como a abordagem compartilhada, a partir de uma perspectiva baseada na aplicação da evidência clínica e no manejo clínico dos casos.
Direção Académica: Dr. Alberto Chebabo (Brasil), Dr. Rafael Cantón (Espanha), Dra. Marisa Sánchez (Argentina).
Duração: 26 de julho – 19 de setembro 2023
Carga horária: 30 horas de estudo.
Dedicação esperada: mínimo 4 horas semanais, tempo livre administrado pelo participante.
Sucesso!
Auspiciantes acadêmicos
Objetivo
Objetivo geral do curso:
- Atualização de conhecimentos sobre manejo de infecções associadas aos cuidados de saúde, no complexo e cambiante cenário dos microrganismos multirresistentes, assim como disponibilidade de novos antimicrobianos na prática clínica cotidiana, coexistentes com outros bem conhecidos.
Objetivos específicos:
- Atualizar as medidas voltadas à prevenção e detecção precoce de infecções por enterobactérias resistentes a carbapenêmicos
- Descrever os tratamentos disponíveis para Enterobacterales produtoras de KPC, OXA e MBL
- Atualizar os tratamentos disponíveis para germes difíceis de tratar, tais como Pseudomonas spp. e Acinetobacter spp
- Descrever as características gerais das infecções causadas por bactérias portadoras de ESBL e AmpC como mecanismo de resistência
- Determinar quais casos demandam a utilização de carbapenêmicos, tratamentos combinados ou outros antimicrobianos
- Atualizar a evidência disponível sobre o uso adequado de glicopeptídeos em infeções por MRSA
- Fornecer conceitos úteis que subsidiem o desenvolvimento de programas de otimização do uso adequado de antimicrobianos em unidades de cuidados críticos
- Revisar dúvidas e dificuldades que surgem quanto ao tratamento de infecções de localização difícil de manejar
- Otimização da PK/PD de antimicrobianos para germes multirresistentes
- Revisar os aspectos farmacológicos dos antimicrobianos frequentemente usados na prática clínica
- Revisar a evidência disponível para uso de tratamentos encurtados nas infeções mais frequentes
- Fornecer elementos úteis para a elaboração e implementação de programas de otimização do uso de antimicrobianos
- Descrever a utilidade dos escores para o tratamento de germes multirresistentes em hospedeiros imunocomprometidos
- Avaliar a necessidade de usar tratamentos combinados de bactérias resistentes em hospedeiros imunocomprometidos
Modalidade
O curso acontecerá online de 26 de julho ao 19 de setembro de 2023, por meio da plataforma RedEMC. Oferece acesso em português a materiais práticos e atividades especificamente desenhadas para esta proposta de educação continuada.
O progresso acadêmico será semanal, com a abertura de um novo módulo toda quarta-feira a partir de 19 de abril. Uma vez ativados, os materiais de cada módulo permanecerão acessíveis sob demanda até 19 de setembro.
A flexibilidade da atividade online permite que os participantes acessem o campus virtual de qualquer lugar e a qualquer hora.
Na seção "Módulos", que você encontrará no final desta página, você pode acessar cada um dos módulos acadêmicos.
Equipe Docente
Dr. Alberto Chebabo - Presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). Diretor médico do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ. Brasil.
Dr. Rafael Cantón - Chefe do Departamento de Microbiologia. Hospital Universitário Ramón y Cajal. Professor Associado da Universidade Complutense, Madrid. Ex-presidente da SEIMC. Ex-presidente da EUCAST e membro do conselho consultivo da Joint Programming Initiative Antimicrobial Resistance (JPIAMR). Bolsista da ESCMID. Espanha.
Dra. Marisa Sánchez - Médica infectologista. Coordenadora da Área de Infecções Osteoarticulares, Hospital Italiano de Buenos Aires. JTP Escola de Medicina, Inst. Univ., Hospital Italiano. Bs. As. Membro da Comissão de Infecções Osteoarticulares, SADI. Argentina.
EQUIPE DOCENTE
TUTORES
Dr. Leonardo Weissmann (Brasil). Mestre em Ciências - Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de São Paulo (USP). Médico infectologista no Instituto de Infectologia "Emílio Ribas" - São Paulo, SP. Professor do curso de Medicina da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) - Campus Guarujá. Diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia.
Dr. Alexandre Rodrigues da Silva (Brasil). Infectologista. Coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Estadual Dório Silva e Hospital Meridional Serra. Atual 1o. Secretário da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).
Requisitos de aprovação
Atividade obrigatória M1: Criação de uma rede profissional
Atividade obrigatória M2: Simulação clínica
Atividade obrigatória M3: Simulação clínica
Atividade obrigatória M4: Simulação clínica
Atividade obrigatória M5: Simulação clínica
Atividade obrigatória M6: Simulação clínica
Atividade obrigatória M7: Simulação clínica
Atividade obrigatória M8: Criação Compromisso do mudança
Aqueles que cumprirem estes requisitos dentro do prazo estipulado obterão um certificado de aprovação indicando a carga horária, emitido pela organização do curso.
Aqueles que cumprirem alguns requisitos, mas não todos, obterão um certificado de participação emitido pela organização do curso.
Depois de cumprir os requisitos de aprovação estabelecidos e identificados como tal no campus, você pode solicitar sua certificação durante as "Atividades Finais" na seção 'Módulos' localizado à direita da página de cada módulo, desde que habilitado de acordo para o seu progresso educacional.
Por favor revise e modifique, caso necessário- o nombe que aparece em seu perfil de usuário, já que o mesmo será utilizado para a confecção dos certificados. Una vez solicitado, seu certificado será enviado por e-mail com um link para download.
ATENÇÃO: Você terá apenas duas tentativas para corrigir o nome e o sobrenome em seu certificado. Uma vez solicitado, você pode baixá-lo quantas vezes for necessário em seu e-mail ou em seu perfil neste campus virtual.
Regras básicas de comportamento na rede
- Nunca esqueça que a pessoa que lê a mensagem é humana, com sentimentos que podem ser feridos.
- Adote os mesmos padrões de comportamento online que você segue na vida real.
- Digitar em letras maiúsculas é considerado gritar e dificulta a leitura.
- Respeite o tempo e a largura de banda de outras pessoas.
- Mostre o seu lado bom enquanto estiver online.
- Compartilhe seu conhecimento com a comunidade.
- Ajude a manter as discussões saudáveis e educativas.
- Respeite terceiros, fazer um grupo contra uma pessoa é errado.
- Não abuse do seu poder.
- Perdoe os erros dos outros.
Comentários gerais do curso "Manejo de infecções associadas aos cuidados de saúde na era da multirresistência"