Para participar do fórum semanal, por favor ingresse ao módulo correspondente.
Introdução
As infecções continuam figurando entre as principais causas de morbidade e mortalidade em receptores de transplantes de órgãos, a despeito dos progressos observados na técnica cirúrgica, no manejo da imunossupressão, bem como no diagnóstico e tratamento dessas complicações.
Por outro lado, a emergência de novas ameaças, como, por exemplo, a crescente disseminação de micro-organismos multirresistentes a antimicrobianos e a pandemia de SARS-COV-2, renovaram os desafios para aqueles que atuam nesta área.
O curso sobre infecções em pacientes com transplantes de órgãos sólidos oferecerá, para todos aqueles que estão envolvidos ou têm interesse em atuar no cuidado a receptores de transplantes de órgãos, um panorama atualizado dos aspectos mais relevantes relacionados à prevenção, diagnóstico e tratamento das complicações infecciosas nesta população.
Usaremos um caso clínico como um guia para discussão e, com a vantagem do espaço virtual, podemos trocar, atualizar e reafirmar conceitos que serão úteis para nós em nossa prática clínica diária.
A flexibilidade da atividade on-line permite que os participantes acessem o curso de qualquer lugar, a qualquer momento, e discutam os problemas com seus colegas da região e especialistas.
Fase on-line: 07 de outubro - 01 de dezembro 2020
Carga horária: 30 horas de estudo.
Dedicação esperada: mínimo de 4 horas semanais, em horário livre, administrado pelo participante.
Desejamos-lhe sucesso!
Equipe Docente
Modalidade
As atividades práticas serão incluídas com um desenho pedagógico baseado em simulações de resolução de casos clínicos, acompanhado por tutoriais de ensino em fóruns de discussão que estimulam o esquema de aprendizado colaborativo em torno do raciocínio e reflexão, não apenas individual, mas também em grupo.
A modalidade de progresso acadêmico será semanal, com a abertura de um novo módulo toda quarta-feira, orientada por um eixo temático que rege a reflexão da semana. O curso também inclui um webinar inaugural com conversa ao vivo com especialistas convidados e conferência de lançamento.
Datas de desenvolvimento do curso: 07 de outubro - 01 de dezembro de 2020.
Após o curso, os materiais teóricos permanecerão acessíveis para consulta por seis meses.
Objetivos
- Oferecer uma visão do estado da arte na prevenção, diagnóstico e manejo terapêutico das principais complicações infecciosas que acometem os receptores de transplantes de órgãos.
- Análise de casos clínicos representativos da prática diária no cuidado a estes pacientes dentro de uma perspectiva interdisciplinar, infecciosa e de transplante.
- As infecções serão abordadas de acordo com o momento evolutivo: o preparo do candidato ao transplante, a avaliação do doador, os problemas comuns no pós-operatório precoce e as doenças oportunistas que podem ameaçar o receptor do transplante em qualquer fase de seu pós-operatório.
Programa
Módulo 1. Atividades iniciais ─De 07 a 14 de Outubro
- Conferência de abertura Infecções após Transplantes de Órgãos
- Evento lançamento on-line
- Criação da rede profissional
- Fórum de Boas-vindas
Módulo 2. O Candidato a Transplante─De 07 a 14 de Outubro
- Conferência: Triagem clínica e laboratorial. Girish Mour
- Conferência: Vacinação Pré e Pós Transplante. Raquel Stucchi
- Atividade prática: Simulação clínica Rastreio Doadores e Receptores para Doenças Endêmicas
- Conferencia solving case. Ligia Pierrotti
- Atividade prática: Fórum de intercâmbio entre colegas e Professores tutores
Módulo 3. O Doador ─ De 21 a 28 de Outubro
- Conferência: Avaliação de doadores vivos e falecidos. Lavanya Kodali
- Conferência: Infecções transmitidas por doadores. Wanessa Clemente
- Atividade prática: Simulação clínica Avaliação do potencial doador
- Conferencia solving case. Guilherme Santoro
- Atividade prática: Fórum de intercâmbio entre colegas e Professores tutores
Módulo 4. Pós-operatório precoce ─De 28 de Outubro a 04 de Novembro
- Conferência: Bacteriúria e ITU após transplante renal. Juan C. Gea Banacloche
- Conferência: Profilaxia antifúngica em SOT. Daniel Wagner
- Atividade prática: Simulação clínica Doador colonizado/infectado por bacteria multidroga-resistente
- Conferencia solving case. Maristela Freire
- Atividade prática: Fórum de intercâmbio entre colegas e Professores tutores
Módulo 5. Infecções oportunistas - Parte I ─De 04 a 11 de Novembro
- Conferência: Citomegalovírus: Prevenção e terapia. Sumi Sukumaran Nair
- Conferência: Nefropatia por poliomavírus. Pooja P. Budhiraja
- Atividade prática: Simulação clínica Infecção por citomegalovírus
- Conferência solving case. Ligia Pierrotti
- Atividade prática: Fórum de intercâmbio entre colegas e Professores tutores
Módulo 6. Infecções oportunistas - Parte II ─De 11 a 18 de Novembro
- Conferência: Aspergilose após transplante. Juan C. Gea Banacloche
- Conferência: Manejo da Hepatite C em transplantes. Edson Abdala
- Atividade prática: Simulação clínica Hepatite virais
- Conferencia solving case. Raquel Stucchi
- Atividade prática: Fórum de intercâmbio entre colegas e Professores tutores
Módulo 7. Infecções oportunistas - Parte III ─De 18 a 25 de Novembro
- Conferência: Doença linfoproliferativa pós-transplante. Girish Mour
- Conferência: Criptococose após Transplante de Órgão Sólido. Vinícius Ponzio
- Conferência solving case. Guilherme Santoro
- Atividade prática: Simulação clínica Diagnóstico e tratamento de tuberculose
- Atividade prática: Fórum de intercâmbio entre colegas e Professores tutores
Módulo 8. Atividades finais ─De 25 de Novembro a 01 de Dezembro
- Compromisso de mudança
- Pesquisa de satisfação
- Fórum de despedida
- Solicitação de Certificado
Equipe Docente
Dr. Girish Mour, MBBS. Especializado em Nefrologia Geral, Nassau University Medical Center (2007). Especialista em Cuidados Críticos, Mayo Clinic Rochester (2008). Transplant Nephrology, Universidad de Pittsburgh Medical Center (2015). Seus interesses de pesquisa incluem a avaliação prévia ao transplante, o trasplante simultâneo de fígado e rim e a lesão renal aguda. EUA.
Dr. Guilherme Santoro Lopes, PhD. Doutor em Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Titular de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da UFRJ. Coordenador da Consultoria de Infecções por Transplante de Órgãos, Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, UFRJ. Membro da Câmara Técnica de Infecção de Transplantes da Secretaria Nacional de Transplantes (Ministério da Saúde do Brasil).
Prof. Dra. Raquel Silveira Bello Stucchi, PhD. Professora da Disciplina de Doenças Infecciosas, Departamento de Medicina Clínica, Faculdade de Ciências Médicas, UNICAMP. Coordenadora do Grupo de Estudo sobre Hepatite Viral, Hospital das Clínicas, FMC UNICAMP. Coordenadora da Comissão de Infecção da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos. Brasil.
Prof. Dra. Ligia Camera Pierrotti, PhD. Maestrado y Doctorado en Enfermedades Infecciosas y Parasitarias en FMUSP. Actualmente es médico de enfermedades infecciosas en la División de Enfermedades Infecciosas del Hospital das Clínicas, FMUSP y médico de enfermedades infecciosas en Enfermedades Infecciosas / SCIH del Instituto del Cáncer del Estado de São Paulo. Brasil.
DOCENTES
Dra. Lavanya Kodali. Nefrologista Dpto. de Nefrologia e Hipertensão na Mayo Clinic. Médica colaboradora de transplante de coração e rim, Banner University Medical Center Tucson. Representante Médica de Nefrologia, COIIN Learning Congress, United Network for Organ Sharing, Banner University Medical Center Tucson. EUA.
Dra. Sumi Sukumaran Nair. Nefrologista na divisão de Nefrologia com enfoque clínico primário em transplante de rim e pâncreas, Mayo Clinic. Diretora associada do programa de Transplant Nephrology Fellowship. Diretora assistente de bloco para o bloqueio renal da Faculdade de Medicina. EUA.
Dr. Juan C. Gea Banacloche. Médico Internista, Especialista em Doenças Infecciosas Dpto de Doenças Infecciosas na Mayo Clinic. Distinguido com o Clinical Teacher Award (2013). Expecialidade: Infecções em pacientes imunocomprometidos. Infecções no transplante de médula óssea. Infecções em neoplasias hematológicas. Trasplante de células-tronco hematopoéticas para imunodeficiêcias primárias. Infecções micóticas invasivas. Encefalite por HHV 6 (vírus da herpes humano 6). EUA.
Dra. Pooja P. Budhiraja. Oncologista, Dpto de Oncologia Mayo Clinc. Especialidade: Câncer de mama. Disparidades raciais e étnicas na biologia do câncer de mama e resultados do tratamento. Cardiooncologia. Prevenção de toxicidade associada à quimioterapia. EUA.
Dra. Maristela Pinheiro Freire. Ms, PhD. Graduação em medicina pela Universidade Estadual de Campinas e mestrado e doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de São Paulo. Médico infectologista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e da subcomissão de infecção hospitalar do Hospital das clínicas da faculdade de medicina da USP. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias, controle de infecção hospitalar e infecção em pacientes imunodeprimidos. Brasil.
Dr. Daniel Wagner Santos. Médico Infectologista. Hospital do Rim – Grupo de Infecção em TOS (Universidade Federal de São Paulo - Unifesp). Membro do Grupo de Micologia Clínica e do Laboratório Especial de Micologia da Unifesp. Membro da Diretoria do BrCast – Vice Coordenador do Subcomitê de Antifúngicos. Brasil
Dra. Wanessa Clemente, Ms, PhD. Profa. do Departamento de Propedêutica Complementar da Faculdade de Medicina/UFMG. Mestrado em Parasitologia Médica. Doutorado em Ciências da Saúde - Infectologia e Medicina Tropical. Membro Consultor em Doenças Infecciosas do Grupo de Transplante de Órgãos do Instituto Alfa de Gastroenterologia e da Comissão de Controle de Infecções Hospitalares de HC / UFMG. Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Infecções relacionadas à Assistência à Saúde e Epidemiologia Hospitalar - GREPI (2005).
Dr. Vinicious Ponzio, MS, PhD. Graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001). Residência Médica em Infectologia na UNIFESP (2005). Mestrado em Ciências pela UNIFESP. Atualmente é médico do Hospital São Paulo, médico infectologista do Hospital 9 de Julho e médico do Controle de Infecção do Hospital Rim e Hipertensão. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Micologia Médica e Infecção em Transplante/Imunossuprimido. Brasil.
Prof. Dr. Edson Abdala, MS, PhD. Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Dep. de Moléstias Infecciosas e Parasitárias. Médico do Grupo de Infecção em Imunodeprimidos do Hospital das Clínicas da FMUSP. Médico Chefe da Equipe de Infectologia do Serviço de Transplante de Fígado e Órgãos do Aparelho Digestivo do Hospital das Clínicas da FMUSP. Coordenador Médico das Clínicas de Base e Chefe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e Infectologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo da FMUSP. Mestrado e Doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias. Linhas de pesquisa: infecções em imunodeprimidos, infecções em transplantes, infecções em oncologia, infecção hospitalar, transplante de fígado e hepatites virais. Brasil.
TUTORES
Dra. Letícia P. Zanaga. Doutorado em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil (2019). Médica Infectologista da Prefeitura Municipal de Paulinia , Brasil.
Dra. Marcia Halpern. Graduada em Medicina pela UFRJResidência Médica em Doenças Infecciosas no Hospital Universitário Clementino F. Filho - UFRJMestrado em Doenças Infecciosas e Parasitárias - UFRJMédica Infectologista e Consultora de Infecções em Transplante de Órgãos, Hospital Universitario Clementino Fraga Filho - UFRJInfectologista do Programa de Transplante Hepático do Hospital Quinta D’Or - Rede São LuizInfectologista do Hospital Federal de Bonsucesso -Ministério da Saúde. Brasil.
Dr. Max Banks Ferreira Lopes. Infectologista - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP. Brasil.
Evento lançamento
Requisitos de aprovação
- Atividade obrigatória do módulo 1: Rede profissional
- Atividade obrigatória do módulo 2: Simulação Clínica
- Atividade obrigatória do módulo 3: Simulação Clínica
- Atividade obrigatória do módulo 4: Simulação Clínica
- Atividade obrigatória do módulo 5: Simulação Clínica
- Atividade obrigatória do módulo 6: Simulação Clínica
- Atividade obrigatória do módulo 7: Simulação Clínica
- Atividade obrigatória do módulo 8: Compromisso de mudança
Aqueles que cumprirem esses requisitos dentro do prazo estipulado obterão um certificado de aprovação indicando a carga horária emitida pela organização do curso.
Aqueles que preencherem alguns requisitos, mas não todos, obterão constância de participação emitida pela organização do curso.
Tutorial sobre o uso do campus
Netiqueta (Netiquette)
1. Nunca se esqueça que a pessoa que lê a mensagem é, de fato, um ser humano, com sentimentos que podem ser afetados.
2. Adote on-line os mesmos padrões de comportamento que segue na vida real.
3. Escrever tudo com maiúsculas é como se você gritasse e, além disso, dificulta a leitura.
4. Respeite o tempo e conexão das outras pessoas.
5. Mostre o seu lado bom enquanto estiver on-line.
6. Compartilhe seu conhecimento com a comunidade.
7. Ajude a manter os debates em um ambiente saudável e educativo.
8. Respeite os demais, fazer um grupo e ficar contra uma pessoa está errado.
9. Não abuse do seu poder.
10. Perdoe os erros alheios.
Fonte: SHEA, Virginia. NETiquette. Albion Books, 1994.
Comentários gerais do curso "Infecções em pacientes transplantados: Curso interativo on‑line, com resolução de casos"