Reedição 2020: TMMO | Cursos Reedição 2020: TMMO – Cursos
Reedição 2020: TMMO

Bem-vindo ao pré-teste do curso!

Esse teste irá ajudá-lo na autoavaliação dos seus conhecimentos prévios sobre os temas do curso. Lembre-se que poderá realizar esse teste várias vezes, pois não constitui um requisito de aprovação.

Após responder cada pergunta, aconselhamos verificar suas respostas antes de clicar no botão “Próximo”. No final da última resposta, selecione “Terminar questionário” para que essa atividade fique gravada corretamente e possa ver quantas perguntas corretas teve. Para visualizar as opções selecionadas em cada pergunta, deve clicar em “Ver respostas”.

Essa atividade ficará disponível até o dia 24 de agosto, inclusive, e depois dessa data não será mais possível responder as perguntas.

 

1. Pregunta 1 -

A intoxicação óssea alumínica pode ocorrer:

2. Pregunta 2 -

O FGF-23 apresenta as seguintes ações no rim:

3. Pregunta 3 -

Um paciente em hemodiálise, oligossintomático, anúrico, hiperfosfatêmico e com níveis de PTH-intacto baixo e fosfatase alcalina normal, tem muito provavelmente:

4. Pregunta 4 -

Imediatamente após a paratireoidectomia total, um paciente em diálise com hiperparatireoidismo grave pode apresentar:

5. Pregunta 5 -

Paciente com doença renal crônica estágio 4, com cálcio sérico normal, fósforo de 5,6 mg/dL, PTH-intacto de 352 pg/mL e 25-hidroxi vitamina D de 28 ng/mL deve ter a prescrição introduzida na seguinte ordem:

6. Pregunta 6 -

Paciente em diálise, inicia o tratamento de hiperparatiroidismo secundário moderado com cinacalcete e, apresenta a seguir, discreta hipocalcemia com elevação dos níveis de PTH-intacto. A melhor conduta seria:

7. Pregunta 7 -

Qual distúrbio bioquímico do metabolismo mineral e ósseo abaixo é, provavelmente, observado mais precocemente na doença renal crônica precoce?

8. Pregunta 8 -

Qual parâmetro bioquímico do metabolismo mineral e ósseo abaixo apresenta maior variabilidade (tanto biológica como em ensaios), justificando diversas medições para saber valor real?

9. Pregunta 9 -

Qual condição abaixo NÃO está associada à elevação de fosfatase alcalina?

10. Pregunta 10 -

Qual o tipo de litíase associado ao pH urinário alcalino?

11. Pregunta 11-

Qual o grau de recomendação atual para hormônio paratireoideano, segundo a classificação do KDIGO, em doentes renais sob tratamento com diálise?

12. Pregunta 12-

Qual dos seguintes é um dos efeitos do hormônio FGF23 em indivíduos com insuficiência renal?

13. Pregunta 13-

Qual dos medicamentos abaixo controla o hiperparatireoidismo secundário por ser modulador alostérico do receptor de cálcio, aumentando a sua sensibilidade?

14. Pregunta 14-

O que é mais frequentemente observado na densidade óssea em pacientes com alto grau de calcificação vascular?

15. Pregunta 15-

Em qual estágio da doença renal crônica abaixo a administração de bifosfonatos poderia ser recomendada para o manejo da osteoporose diagnosticada pela densitometria óssea?

16. Pregunta 16-

Qual dos quelantes orais de fósforo abaixo está associado ao aparecimento de acidose metabólica?

17. Pregunta 17-

Qual das formas de vitamina D abaixo tem maior potência para substituir a deficiência de 25 hidroxi‑vitamina D?

18. Pregunta 18-

Qual das seguintes está geralmente com expressão diminuída em pacientes com doença renal crônica avançada?


 

SIGUE ACTUALIZÁNDOTE