Complicações infecciosas em Nefrologia Clínica, Diálise e Transplante | Cursos Complicações infecciosas em Nefrologia Clínica, Diálise e Transplante – Cursos
Curso Online

Complicações infecciosas em Nefrologia Clínica, Diálise e Transplante

22 Abril ao 17 Junho, 2021
Complicações infecciosas em Nefrologia Clínica, Diálise e Transplante
  • Organiza
Docentes
Participantes
Módulos
Horas
Entrar no curso
Para participar no fórum semanal, por favor ingresse ao módulo correspondente.
Introdução
Objetivos
Programa
Coordenadores Acadêmicos
Requisitos de aprovação
Netiqueta (Netiquette)

Módulos

  1. Atividades iniciais

    Neste módulo, a ideia é conhecer uns aos outros, tanto do ponto de vista profissional, como também acadêmico e pessoal. Para isso, dispomos de duas ferramentas, que deverão ser utilizadas: o pré-teste (que nos permitirá saber o nível de conhecimento dos participantes ao iniciarem o curso) e a construção da rede profissional (que vai ajudá-los a se conectar com outros participantes e professores de diferentes regiões). Temos também um fórum para intercâmbio, que estará aberto para consultas sobre os tópicos que serão discutidos ao longo do curso. Neste primeiro momento, funcionará também como fórum de apresentação, para nos conhecermos um pouco mais.
  2. O que fazer antes de imunossuprimir o paciente?

    Nesta semana, iniciaremos a progressiva transição acadêmica do curso, a partir do conhecimento dos fundamentos da teoria epidemiológica e microbiológica, que subsidiará a aquisição de conhecimentos no restante dos módulos do curso. Serão abordadas as características distintivas da resposta imunitária em pacientes nefrológicos, os conceitos de vigilância epidemiológica, os métodos de identificação de germes e as vias de disseminação, fechando o módulo com uma simulação clínica, na qual será analisado o caso de um surto de germes multirresistentes em uma Unidade de hemodiálise. Estaremos atentos ao Fórum de intercâmbio, a fim de esclarecer dúvidas e trocar experiências com os participantes.
  3. Complicações hepáticas

    Esta semana vamos nos concentrar na abordagem da hepatite, com ênfase no manejo do HBV e HCV. Embora seu manejo não seja incumbência do clínico ou do nefrologista, acreditamos ser de extrema importância que eles tenham uma noção dos novos tratamentos e qual o momento mais oportuno para indicá-los (uma questão que merece atenção especial em pacientes com hepatite C em lista para transplante). Também faremos uma revisão das complicações dessas doenças em nível renal (glomerulonefrite, crioglobulinemia etc.).
  4. Nefrologia clínica

    Esta semana vamos nos aprofundar no conhecimento referente às situações clínicas que ocorrem com frequência em pacientes nefrológicos, de maneira transversal, independentemente da síndrome nefrótica, tipo ou estágio da insuficiência renal ou do tratamento desta. Tanto a infecção do trato urinário, síndrome febril prolongada, tuberculose quanto a profilaxia por meio de imunização deve ser conhecida pelo nefrologista e o infectologista clínicos para um adequado desempenho na prática diária.
  5. Complicações em hemodiálise

    Nesta semana, vamos desenvolver as complicações infecciosas mais frequentes em pacientes em hemodiálise. A gente vai se encontrar uma palestra sobre manejo do isolamento de outros patógenos-problema, como KPC e MDR. De forma paralela, veremos as infecções do dialisato. Além disso, iremos abordar as infecções associadas a cateter, mediante uma palestra que será complementada com atividade de simulação clínica.
  6. Complicações infecciosas em diálise peritoneal

    Esta semana vamos nos concentrar na patologia infecciosa específica da técnica de diálise peritoneal (DP). Atualmente, cerca de 10% da população em terapia de substituição da função renal utiliza este método, com características distintivas, entre as quais destaca-se seu regime ambulatorial, autotratamento e interação com a equipe de saúde do primeiro nível de contato. Características que determinam o diagnóstico, tipo e frequência das complicações infecciosas da técnica, e das quais depende, em boa medida, o tempo de permanência e prognóstico. No módulo, iremos aprofundar nas diferentes manifestações infecciosas próprias dessa técnica, bem como nas melhores práticas para limitar a sua frequência e melhorar o desfecho e o prognóstico.
  7. Complicações infecciosas em transplante renal

    Esta semana será dedicada aos pacientes transplantados. Nós focaremos nos problemas dos pacientes transplantados, nos seus diferentes estágios, abordando as principais complicações: infecções urinárias, BK, CMV, infecções micóticas e respiratórias, entre outras. Além disto, será avaliado o manejo da imunossupressão na presença de um quadro infeccioso.
  8. Atividades finais

    Neste espaço, haverá a despedida do curso, um compromisso de mudança, o pós-teste de conhecimentos, assim como o fórum de despedida.